Sala de Espera

  • Atomic Garden
    Idade: 19
    Lugar: Chapecó, SC.
    Condição: Frescura.
  • Lipedal
    Idade: 19
    Lugar: Santo Ângelo, RS, no meio da roça missioneira.
    Condição: Demofobia e Nerdice Aguda. Foi ao Mundo Real duas vezes, durante as quais ganhou uns graus de miopia devido à exposição ao sol.
  • Vexille
    Idade: 20
    Lugar: Recife, PE. É o único do consultório que mora numa cidade de verdade.
    Condição: Psicose e Esquizofrenia. Obsessão compulsiva por filmes clássicos de terror brutal e trash em geral.

Links

Últimos Posts

Arquivo

Perca Dinheiro Agora! Pergunte-me Como!

Por yusanã || 04:06:00 || 26 de mai. de 2006
Ok, então vamos lá. Suponho que 90 por cento da população brasileira conheça Herbalife, ou ao menos já tenha visto algum adesivo da empresa colado em algum carro por aí. Porém, se você é como nosso amigo Lipedal, que nunca saiu de casa e agora está morrendo de medo de ter que usar o banheiro público da UFSM toda vez que precisar cagar (ouvi dizer até que ele gritou uma vez "Mãe, tô pronto!", mas depois que percebeu a cagada que fez, saiu de lá dizendo que era brincadeira) e não conhece essa multi-nacional, a explicarei resumidamente.

Image Hosted by ImageShack.us
Se encontrar esse logo, corra. É sério.

A Herbalife é uma empresa de Multi-Level-Marketing, e funciona basicamente assim, você paga uma pequena quantia de 300 reais para se tornar um "Distribuidor Autorizado" e poder vender produtos da marca por aí. Só que na verdade, não é vender os produtos que dá dinheiro, e sim convencer outras pessoas a também entrarem na empresa, pessoas estas que lhe darão dinheiro todo mês por terem entrado abaixo de você. Enfim, vocês já entenderam, é o famoso esquema de Pirâmide. Se você nunca ouviu falar disso, funciona exatamente igual a sites de paid-to da internet. Um exemplo? A cada pessoa que se registrar no Dr.Click por esse link, eu ganho $0,2 dólares e mais 10% de tudo o que a pessoa ganhar. Já nesse link, você pode jogar um joguinho online bem legal, e ainda doar alguns centavos para mim. Entenderam agora?

Enfim, semana passada um amigo (que recentemente virou distribuidor dessa merda) me convidou para ir até um Hotel numa cidadezinha aqui, dizendo que era tudo de graça e que tinha ganho a viagem e podia levar um acompanhante. No começo me pareceu meio gay ele querer me levar para passar um fim de semana inteiro com ele num hotel e tal, mas levando em conta que ele também é nerd e que não tem nenhuma mulher para levar, achei que não teria o menor problema.

Só depois que eu já estava com as malas prontas que ele me disse que na verdade iríamos para uma convenção da Herbalife. Eu cheguei a ficar com um pé atrás, mas depois que me certifiquei que teria comida, cama, piscina, salão de jogos e sauna de graça por dois dias, aceitei sem pensar nas consequências.

Acordei sábado às sete horas e fui até o ponto de encontro, onde nos encontraríamos com uma outra vendedora (que mais tarde descobrir ser na verdade uma, oh, supervisora!) e também nossa carona. Assim que nos encontramos eu tive uma prévia do tipo de gente que encontraria mais tarde: um enorme adesivo da Herbalife na traseira do carro, e um outro ainda maior com os dizeres "Se Deus é por nós, quem será contra?". Aliás, essa frase sempre me pareceu um selfowned por parte dos crentes. É algo como "Com um amigo desses, quem precisa de inimigos?".

Enfim, divago.

Acho que assim que a mulher me viu ela também não deve ter tido os melhores pensamentos. Algo como "PUTA QUE PARIU!!!1#%@¨& QUE DIABO É ESSE GORDO CABELUDO VINDO NA DIREÇÃO DO MEU CARRO? TRANCA A PORTA FILHO!". Mas depois que ela viu que eu realmente era convidado, ela teve que me aceitar. Acho até que ela deve ter ido confessar depois:

- Perdoe padre, eu pequei. Dei carona à um filho de Satã.

- Oh minha filha, esse é um pecado grave. Dê-me meia hora com seu filho mais novo que tudo estará normal novamente.

Perdão, divago novamente.

Chegando ao Pratas Termas Hotel vocês podem imaginar o enorme números de olhares que eu recebi do povo engomadinho. Todo mundo de terno, cabelo e barba feitos, porte de vendedor e muito dinheiro no bolso e eu de camiseta e havaianas, louco pra pular na piscina. Assim mesmo que eu me sinto em casa, eu estranharia se as pessoas ao meu redor gostassem de mim, sério. Pedimos um quarto duplo, subimos, e meu amigo explicou-me o roteiro da convenção: 4 horas de palestra durante as manhãs, e ócio completo durante o resto dos dias.

Agora vamos lá, tirando a parte do ócio, que todos vocês devem conhecer bem pra caralho, vou contar logo como foi a porra do encontro.


Atomic e o "Sistema de Treinamento para o Sucesso"!

Êlaia! Começamos bem! Eu não consigo imaginar um nome mais pretencioso que esse para simples palestras. Na verdade, até minutos antes do início, eu não tinha certeza se estava lá como um possível futuro empregado da Herbalife, ou se apenas acompanhando meu pobre amigo. Essa dúvida foi sanada assim que um dos já empregados que faziam parte da organização do evento chegou para mim e começou o questionário.

- Qual teu nome?

- Porra vou ter que soletrar essa merda, quer ver? Yusanã Mignoni.

- Oi?

- Não, disse? Porra. É assim ó: Y-U-S-A-N-A Com tio no A. Não, porra. Tio, não circunflexo. Isso.

- Tu trabalha?

- Não.

- Qual a renda da tua família?

- Ah, sei lá. Meu pai deve ganhar uns 2 contos, por quê?

- Sério? E é só teu pai que trabalha na tua casa? COMO VOCÊ CONSEGUE VIVER COM TÃO POUCO?

Porra, se fazer isso em público não tem o intuito de envergonhar a outra pessoa, não sei o que pode ser. Minha vontade na hora foi a de tirar a piroca e bater na cara daquela vadia até ela dizer chega. Mas eu pensei no restaurante, na piscina, na sauna, e acabei mantendo os modos. Nessa hora eu já tinha entendido que eles queriam me transformar em um revendendor. Deixei a mulher falando sozinha e fui sentar em uma das cadeiras do Salão de Eventos.

Enquanto eu me perguntava que diabos eu estava fazendo naquele lugar, uma música muito alta começou a tocar no salão. Mal tive tempo de me recompor e tive outra visão do inferno: ao som de Patrick Hernandez - Born to be Alive, dezenas de revendedores Herbalife estavam em cima do palco dançando coreografadamente. Acho que isso resume toda a porcaria que é essa empresa.

Passei oito horas do fim de semana ouvindo histórias de sucesso, e de como todas aquelas pessoas eram felizes por terem a herbalife em suas vidas. Para cada explicação de funcionamento de produto, vinha um José dizer que saiu da cidade de Chubiruba do Nordeste e que graças à Herbalife hoje ganha 5 mil reais por mês. Todos que subiram ao palco, tiveram a chance de mostrar que tinham carros e casas caríssimos graças à Herbalife. E lembre-se: Com a Herbalife, você quer, você pode!

E as apelações não paravam por aí. No melhor estilo R.R. Soares, o palestrante descia do palco com o microfone e saía pedindo para as pessoas como a Herbalife transformou suas vidas:

- Eu era gordo e ninguém gostava de mim, né? Aí um dia eu comecei a tomar Herbalife, né? Aí hoje eu perdi vinte quilo! Tô mais feliz, e não tenho vergonha de sair de casa, né?

E o pastor, digo, palestrante continuava:

- Olha só gente, vamos dar um viva à Herbalife!

E os fiéis gritavam enquanto alguém aumentava o som com alguma música Disco dos anos 70:

- VIVA!

- Meu marido pesava mais de 100 quilos, sabe? Não tinha mais disposição pra nada, tava cheio das doença, sabe? Aí ele pegou cancêr de próstata e todos os dotô falaro que ele não tinha cura, sabe? Aí um amigo nosso mostro os produto e ele começou a tomar. Aí ele perdeu déiz quilo em dois mês e se curou do cancêr!

- VIVA!!!

Image Hosted by ImageShack.us
Representação Artística da minha cara durante a pérola.

Cara, vocês podem achar que eu to inventando isso, mas por mais triste que pareça, o negócio é sério. Por três ou mais vezes, eu ouvi relatos de curas de cancêr por causa de um simples suplemento alimentar. Eu tenho minhas dúvidas, mas acho até que esse tipo de propaganda é ilegal. Mais tarde, o presidente do evento explicara que não é uma escolha inteligente apenas comprar o distintivo de distribuidor e revender produtos, é preciso investir três mil reais em produtos e tornar-se logo um supervisor! Como você vai vender tanta coisa depois? Foda-se! O importante é que seus três mil reais distribuíram-se entre todos aqueles que estavam no palco dançando anteriormente.

Qual o problema do povo em pensar um pouco, hein? Eu fico surpreso como um bom papo pode iludir centenas de milhares de pessoas a ponto de acreditarem que um simples suplemento alimentar é a invenção do século 21. Ao final dos dois dias de mentiras, falácias e histórias fantásticas de emagrecimento, 80 por cento do pessoal novo que estava participando, já tinha decidido tornar-se um supervisor e passar o resto da vida angariando mais fiéis a causa da Herbalife.

Minha vontade foi a de subir no palco e explicar algumas coisas para aqueles babacas: Por que será que eles mostram a vida de todos os revendedores como sendo perfeitas? Será que eles estão tão animados assim porque venderam todo o estoque do mês ou porque precisam se enganar para realmente ganhar algum dinheiro daquelas pessoas? Será que a Herbalife é realmente o segredo para dinheiro rápido? Porra, segredos para dinheiro fácil costumam ser trancafiados em cofres de segurança máxima ou em e-mails criptografados, ou você conhece algum? Se um grupo de pessoas descobrisse como ficar rico, eslas escoderiam o esquema para si, e não sairiam distribuindo panfletos de "GET RICH NOW!" para qualquer zé ruela. Será que é tão difícil perceber que o mercado já está saturado? É só procurar por Herbalife no Google para ter uma noção da quantidade de lojas online revendendo os produtos. Será que é tão difícil perceber que a porcentagem de sucesso de um negócio desses beira o zero absoluto? Será que a média de sálario em 3 meses é mesmo de 2000 reais como eles dizem?

Ok, vamos pensar um pouco: segundo eles, "cada distribuidor consegue em média, e com facilidade, outros três distribuidores a mais por mês. Esses três irão te dar dinheiro, e conseguir mais três cada. Os nove se transformarão em 27, e com esse número de distribuidores, você ganha 2000 reais sem precisar trabalhar!' Agora vamos tirar a prova. Se no final de três meses, uma pessoa se transforma em 27, então no final de 18 meses uma pessoa se transforma em:

387.420.489 pessoas

E no final de 36 meses?

150.094.635.296.999.121 pessoas

Porra, sabemos que isso não pode ser verdade. Afinal de contas, a empresa existe há mais de 10 anos, e eu ainda conheço pessoas que não são vendedores Herbalife. Faça a conta aí. Então, será mesmo que é tão fácil conseguir distribuidores e ganhar dinheiro com isso?

Enfim, antes de encerrar as atividades, colocaram uma música no fundo que repetia ad nausea
"Vai dar tudo certo!" enquanto as pessoas se abraçavam e desejavam sucesso umas as outras. Me senti dentro de uma Igreja Quadrangular do Reino de Deus. Nunca mais chego perto de nada que tenho o nome Herbalife ou Multi-Level-Marketing de hoje em diante, seja um adesivo de um carro, um revendedor, um copo de suplemento ou o caralho. Não quero fazer parte de nenhuma religião e muito menos enganar a população.

P.S: Ah sim, eu perdi 23 quilos ano passado sem precisar tomar Herbalife! Oh noes! Vou revender meu método através do Multi Level Marketing.


Para mais informações:
Herbalife na Wikipédia
What's Wrong With Multi-Level Marketing?

Ten Big Lies of Multilevel Marketing

Exemplos de sites de revendedores desesperados:
Perca Peso Agora
Tire o Pé Da Lama

Marcadores:


Poderizado por Blogger . Haloscan . HTML . CSS . RSS .