Sala de Espera

  • Atomic Garden
    Idade: 19
    Lugar: Chapecó, SC.
    Condição: Frescura.
  • Lipedal
    Idade: 19
    Lugar: Santo Ângelo, RS, no meio da roça missioneira.
    Condição: Demofobia e Nerdice Aguda. Foi ao Mundo Real duas vezes, durante as quais ganhou uns graus de miopia devido à exposição ao sol.
  • Vexille
    Idade: 20
    Lugar: Recife, PE. É o único do consultório que mora numa cidade de verdade.
    Condição: Psicose e Esquizofrenia. Obsessão compulsiva por filmes clássicos de terror brutal e trash em geral.

Links

Últimos Posts

Arquivo

Brincando no Photoshop - Parte 1

Por Lipedal || 13:41:00 || 23 de jul. de 2006
Pode fechar o Paint e tirar aquele seu avatar tosco e paradoxal do seu MSN...


Esse.

... pois é com imenso prazer que o Doutor Divago apresenta-lhes esse novo serviço de utilidade pública:

Como fazer seu próprio avatar psicodélico

Abra seu Photoshop virtualmente empoeirado, clique em File->New e coloque o tamanho que quiser. Há duas técnicas para fazer uma imagem de exibição psicodélica: na primeira, você faz um arquivo de qualquer tamanho, digamos 500x500, deforma ele e depois corta o pedacinho que você achou mais legal para colocar no MSN; na segunda, você já faz um arquivo 95x95 confiante de que a imagem vai ficar legal. Eu já tinha escrito o tutorial inteiro com a segunda opção e vi que deu merda. Então vamos tentar com a imagem 500x500. Vai lá.


Bom, agora aperte D pra resetar as cores e pinte seu fundo de preto. Vá em Filter->Render->Lens Flare e escolha a 105mm Prime. Coloque luzinhas a gosto no seu fundo preto, cada uma com uma intensidade diferente pra dar graça. Você deve ficar com algo assim:

Free Image Hosting at www.ImageShack.us

Certo. Agora clique em Filter->Sketch->Chrome e coloque Detail e Smoothness a gosto. No tutorial que eu tô lendo Pra mim 10 e 7 tá legal.

Free Image Hosting at www.ImageShack.us

Agora começa a parte em que eu percebi que a imagem 95x95 não era uma boa idéia. Vá em Filter->Distort->Polar Coordinates e clique em Polar to Rectangular. Calma, vai ficar algo bem feio mas depois a gente ajeita.

Free Image Hosting at www.ImageShack.us

Pra dar uma enfeitada e fazer de conta que não fez besteira, vá em Filter->Artistic->Plastic Wrap e coloque 7, 1 e 15 em Highlight Strenght, Detail e Smoothness, respectivamente. Eu preferia 15, 9 e 7, mas quem sou eu para contrariar o tutorial minhas intuições? Coloca 7, 1 e 15 aí, confia que vai.

Free Image Hosting at www.ImageShack.us

Feinho. Mas agora a coisa começa a tomar forma, ou cor. Aperte Ctrl+U, marque a caixinha Colorize e ajuste os níveis de Hue, Saturation e Lightining. Não sei a definição formal, mas dá pra explicar dizendo que Hue é o tom da tinta que você quer colocar, Saturation é o tanto de tinta e Lightining é um ataque massa do Crono a quantidade de branco, a iluminação. O meu ficou assim:

Free Image Hosting at www.ImageShack.us

Duplique a camada atual, que se você fez tudo certinho era pra ser a única. Vai lá, botão direito->Duplicate Layer->OK. Na caixinha onde diz Normal, coloque Hard Light.


Você deve ficar com algo assim:

Free Image Hosting at www.ImageShack.us

Pra mim não ficou muito diferente, mas tudo depende do seu desempenho no resto do tutorial e da cor que você escolheu para o avatar. Roxo é meio estranho. Mas então, dá um Ctrl+E pra juntar as duas camadas e agora você tem sua imagem psicodélica 500x500.

- Ei, seu bobão, eu fiz tudo isso pra chegar numa imagem gosmenta e feiosa que não cabe no meu MSN e não tem nem borda? - você deve estar se perguntando.

- Mas é claro que não - eu devo estar te respondendo.

Clique no símbolo de recortar, seleção, Rectangular Marquee Tool, como quiser. É aquele que tem no Paint também, o do canto superior esquerdo.

- Ei, mas aí eu vou fazer um recorte todo disforme, tentando chutar se vai caber no MSN ou não? - você deve estar se perguntando.

- Mas é claro que não - eu devo estar te respondendo.

Lá na barrinha de cima, onde tem umas opções nas quais quase ninguém mexe porque sabe que vai fazer besteira, tem um tal de Style. Coloque as seguintes opções:


Agora clique no desenho e voilá, tens uma marquinha do tamanho quase-exato pra se colocar no MSN. O tamanho exato deve ser 96x96, mas eu só lembrei disso agora e você não vai querer voltar desde o primeiro passo por causa de alguns px². Além de que o MSN aceita tranqüilamente esse 95x95, então tá ótimo.

Vá passando sua caixinha mágica pela figura até achar algum lugar que tenha formado um efeito legal. Essa é a melhor parte desse tutorial. Dá pra fazer pelo menos uns 5 avatares legais com a mesma figura. Se for fazer isso, é interessante trocar a cor a cada avatar feito.

Então, achou um pedacinho especial, mais psicodélico que os demais? Beleza. Dê um Ctrl+C e clique em File->New. Aperte OK. Ctrl+V. Você tem nas mãos um avatar psicodélico mal-acabado, sem seu nome, sem bordas, sem nada.


Então vamos ajeitá-lo. Primeiramente, colocaremos bordas no bicho. Eu prefiro bordas pretas, mas dependendo da cor da sua imagem pode ser que essa não seja a melhor opção. Pra falar a verdade, se você for usar essa imagem no MSN nem coloque bordas, fica feinho. Caso contrário, clique com o botão direito na imagem e vá em Blending Options. Selecione Stroke e coloque as seguintes opções:


Quase pronto. Vá no dafont.com e procure uma fonte que combine com o seu avatar. Coloque seu nome ou algum textinho como "no img d ezibisaum x@ xPPP xD~", desde que caiba e que você não diga de quem foi a dica, aplique um Stroke e prontinho, você tem seu avatar psicodélico assinado.

Depois é interessante voltar lá na imagem maior, trocar as cores e tentar com outro pedaço da figura. Fiz alguns aqui às pressas, agora vi que ficaram muito escuros, dá pra fazer coisa bem melhor com esse tutorial.



Tenha em mente também que caso qualquer parte do tutorial não tenha te feito feliz, como aquela do Polar to Rectangular, você pode pular ela e ver o que vai dar no fim. Eu tive resultados bem satisfatórios pulando passos ou acrescentando outros:



É isso. Até a próxima =*

Marcadores:


Poderizado por Blogger . Haloscan . HTML . CSS . RSS .